quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Eu uso (ou vou usar) óculos

Como vou saber se preciso usar óculos?

Repare se seus olhos ficam vermelhos, irritados ou lacrimejam na hora de ler ou assistir à TV. Dor de cabeça também é um sintoma. Na aula, confira se você aproxima muito o rosto do caderno para fazer a lição ou se precisa espremer os olhos para ler o que está escrito na lousa. Caso uma dessas coisas esteja rolando com você, marque um consulta com o oftalmologista.
Preciso usar óculos e não quero ficar ridícula. E agora?

Relaxe! Escolha uma armação que combine com o seu rosto e com seu jeito de ser. Experimente quantos modelos forem necessários até achar um que lhe caia bem. Usar óculos pode ser um pouco incômodo no começo, mas depois você se acostuma. Basta encarar como acessório e pronto! Irá se sentir mil vezes melhor com eles. E muitos meninos acham charmosas as garotas de óculos. Aproveite.
Preciso usar óculos, mas morro de medo que tirem sarro da minha cara!

Não encane com isso. No começo, as pessoas vão estranhar um pouco seu novo visual. Mas passa. Antigamente, costumavam pôr apelido de quatro-olhos em quem usava óculos. Agora a piada ficou sem graça e não dá para levar a sério quem ainda vem com essa.
Os óculos me atrapalham na aula de Educação Física...

Nesse caso, o mais seguro é trocar por lentes de contato. Se não puder, escolha armações bem resistentes, flexíveis e que não entortem. Assim, se você levar uma bolada, eles não vão quebrar. Os modelos de acrílico, por exemplo, são leves e fortes. As lentes dos óculos podem ser desse mesmo material ou de policarbonato, que não riscam facilmente. Ah, peça na ótica um ajuste nas hastes atrás das suas orelhas para que os óculos não caiam de bobeira.
Quem usa óculos pode maquiar os olhos?

Claro que pode! A dica é fugir das sombras escuras e optar pelas claras, como branco e rosa. Elas vão deixar o seu olhar mais descontraído e leve. Gosta de rímel e lápis? Tudo bem, eles estão liberados se seus olhos não forem muito pequenos. Se você tem miopia, faça um risco bege nos cílios inferiores. Isso vai aumentar o tamanho dos seus olhos, que ficam parecendo menores devido às lentes.
Qualquer pessoa pode usar lentes de contato?

Sim, desde que seja maior de 16 anos. É preciso ter responsabilidade para cuidar delas. Outra condição: o olho precisa produzir lágrimas para manter as lentes lubrificadas (isso só o oftalmologista pode dizer). Os mesmos cuidados valem para lentes coloridas. Se quiser usá-las, consulte o médico antes para saber se está tudo em ordem com seus olhos. E nunca experimente lentes de outra pessoa, viu? Trata-se de um objeto tão pessoal quanto a escova de dente!
Cada rosto, um óculos

Não tenha preguiça de experimentar vários óculos até encontrar o ideal. Se você é discreta, fique com um modelo básico. Se é mais fashion, aposte num colorido. Confira as dicas abaixo!


- Se seu rosto é REDONDO, combina com armações ovaladas retangulares, que alongam feições.


- Seu rosto é OVAL? Sorte sua! Quase todas as armações caem bem nele! Só tome cuidado para a largura não ultrapassar as bordas da face.


- Se seu rosto é QUADRADO, fique com armações redondas ou ovais. Elas suavizam os traços retangulares.


- Quem tem rosto TRIANGULAR fica linda com um modelo tipo “gatinho”, que equilibra as laterais do rosto com o queixo.



Nenhum comentário: